LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

21
Jul
Câmara Superior do Carf permite aproveitamento de JCP retroativo

Notícias

Câmara Superior do Carf permite aproveitamento de JCP retroativo

Publicações / POSTADO POR Jota
A 1ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) decidiu, pelo desempate pró-contribuinte, permitir a distribuição retroativa de Juros Sobre Capital Próprio (JCP), ou seja, a distribuição de valores apurados em exercício anterior. A decisão está em linha com a posição da turma sobre a matéria desde que começou a ser aplicado o desempate pró-contribuinte.
Ler Mais
12
Jul
Justiça livra SAF do Cruzeiro de responder por ações

Notícias

Justiça livra SAF do Cruzeiro de responder por ações

Publicações / POSTADO POR Portal Valor
Duas decisões recentes da Justiça do Trabalho liberaram a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro de responder em ações movidas por funcionários contratados e dispensados pelo clube antes de a empresa ser constituída. São as primeiras de que se notícia nesse sentido.
Ler Mais
11
Jul
Empresas passam a incluir regras de programas de PLR em acordos coletivos

Notícias

Empresas passam a incluir regras de programas de PLR em acordos coletivos

Publicações / POSTADO POR Portal Valor
O pagamento de PLR tem que ser acertado com o sindicato de trabalhadores, mas muitas empresas são autuadas com o argumento de que as regras do programa não são claras e objetivas. Agora, segundo especialistas, com a prevalência do negociado sobre o legislado, conforme definido pelo STF (ARE 1121633), além de mudanças na Lei nº 10.101, de 2001, nesse sentido (Lei nº 14.020/2020), há maiores chances de vitória nas discussões com o Fisco.
Ler Mais
08
Jul
Difal ICMS no Estado de São Paulo – Mais um capítulo!

Notícias

Difal ICMS no Estado de São Paulo – Mais um capítulo!

Publicações / POSTADO POR Fábio Capelletti e Mariana Alves de Oliveira Galvan
Em março de 2022, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (“TJ/SP”) atendeu o argumento do pedido feito pelo Governo do Estado de São Paulo e suspendeu a decisão liminar favorável concedida para dezenas de contribuintes sob a alegação de que “estariam comprometidos o equilíbrio fiscal e viabilidade do erário estadual, impossibilitando a continuidade dos serviços públicos, sem contar nos comerciantes locais que também seriam afetados com a suspensão da cobrança do imposto”.
Ler Mais
07
Jul
A prática ESG sob o olhar do refúgio no brasil. Uma oportunidade.

Artigos

A prática ESG sob o olhar do refúgio no brasil. Uma oportunidade.

Publicações / POSTADO POR Luanna Vieira de Lima Costa
No último dia 20/06 comemorou-se o Dia Mundial dos Refugiados. De acordo com dados do Governo Federal relacionados ao refúgio no Brasil, a maior parte das solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no último ano de 2021, partiu de pessoas provenientes da Venezuela (78,5%), seguida de Angola (6,79%), Haiti (2,7%), Cuba (1,8%), China (1,2%) e outros países (9%).
Ler Mais
06
Jul
Auditor fiscal do trabalho tem competência para reconhecer vínculo de emprego
A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que um auditor fiscal do trabalho tem competência para reconhecer a existência de relação de emprego e, por consequência, proceder à autuação da empresa e aplicar as multas decorrentes. Na interpretação do colegiado, o auditor possui atribuição funcional para avaliar a existência de vínculo empregatício nos estabelecimentos que fiscaliza, sem prejuízo da competência da Justiça do Trabalho.
Ler Mais
05
Jul
Tribunais divergem sobre exigência de certidão fiscal em recuperação judicial
A reforma da Lei de Recuperações e Falências desorganizou a jurisprudência dos tribunais sobre o que deve ser exigido das empresas que têm dívidas tributárias. Em alguns casos, a companhia é autorizada a seguir com o seu processo de recuperação sem o documento de regularidade fiscal - como vinha sendo definido. Em outros, determina-se prazo para a apresentação (60 ou 180 dias) ou mesmo a falência imediata.
Ler Mais
04
Jul
Transação do ágio exige renúncia de processos sobre o tema incluído na negociação
Os contribuintes que aderirem à transação do ágio em um tema terão de desistir de todos os outros processos administrativos e judiciais relacionados à discussão. Ou seja, a adesão à transação não se dará por operação, mas por tese. O posicionamento consta no Parecer SEI 37/2022 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), divulgado nesta sexta-feira (1/7).
Ler Mais