LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

 Por maioria, Carf permite aproveitamento de ágio com uso de empresa veículo

Notícias

Por maioria, Carf permite aproveitamento de ágio com uso de empresa veículo

08/03/2023 / Publicações / POSTADO POR Conjur

Por seis votos a dois, o colegiado afastou cobrança de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), permitindo a amortização de ágio em caso que envolveu o uso de empresa veículo. Embora a maioria tenha seguido o voto do relator, cujo entendimento é que a empresa veículo não precisa ter propósito negocial, três julgadores acompanharam o conselheiro Luís Henrique Marotti Toselli pelas conclusões.

Assim, na prática, embora a cobrança tenha sido afastada, não prevaleceu na turma a tese de que a amortização de ágio com uso de empresa veículo, prática questionada pelo fisco, é válida independentemente de questões como propósito negocial e durabilidade da empresa usada como intermediária.

O caso chegou ao Carf após o fisco autuar a empresa para pagamento de R$ 1,5 bilhão em IRPJ e CSLL, incluindo multa de 150%, em razão de a empresa ter amortizado, a partir de 2008, ágios gerados por diversas reorganizações societárias ocorridas até o ano de 2005, promovidas pelos controladores da Claro S/A, antes denominada BCP S/A. No entanto, apenas parte dessa autuação foi analisada na Câmara Superior.

Nesta terça-feira (7/3) o relator deu provimento ao recurso do contribuinte e foi acompanhado integralmente pelos conselheiros Alexandre Evaristo Pinto e Gustavo Guimarães da Fonseca. Os conselheiros Luiz Tadeu Matosinho Machado e Fernando Brasil de Oliveira Pinto, por sua vez, acompanharam Toselli pelas conclusões. Eles consideraram que, no caso concreto, ficou demonstrado que a holding apontada como empresa veículo teve propósito negocial.

Já a conselheira Lívia de Carli Germano deu provimento ao recurso por entender que o fisco não fundamentou a desqualificação da empresa veículo. A fiscalização havia apontado como fundamento para a desconsideração o fato de a holding ter recebido dinheiro do exterior, o que, para a julgadora, não basta para desqualificar a companhia.

A conselheira Edeli Bessa abriu divergência para manter a autuação, por entender que a amortização do ágio não foi legítima. No entanto, foi acompanhada apenas pelo conselheiro Guilherme Mendes.  

*O texto reflete a opinião dos autores e não representa o LexUniversal.

COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias