LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

STF rejeita pedido de movimentos sociais para cancelar acordo da Vale sobre Brumadinho

Notícias

STF rejeita pedido de movimentos sociais para cancelar acordo da Vale sobre Brumadinho

23/02/2021 / Publicações / POSTADO POR Portal Valor
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de suspensão da homologação do acordo entre Vale e governo de Minas Gerais, feito por atingidos pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão na Bacia do Paraopeba, Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (Anab), Centro de Alternativas Socioeconômicas do Cerrado (Casec), Psol e PT. Na arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), levada ao STF no dia 10, as instituições questionavam o fato das vítimas do rompimento da barragem não terem participado das negociações junto com o governo e a Vale, além de questionar o valor do acordo, de R$ 37,68 bilhões, quando o governo negociava uma indenização total de R$ 54,6 bilhões. O rompimento da barragem de Córrego do Feijão provocou a morte de 272 pessoas em 2019. Na sua decisão, o ministro considerou que as entidades não apresentaram em seus argumentos a excepcionalidade que exigiria atuação direta do STF. O ministro considerou que a decisão poderia ser questionadas em outras instâncias da Justiça antes de se recorrer ao Supremo. “Impróprio é potencializar os princípios da dignidade da pessoa humana, da separação de poderes, do devido processo legal e da publicidade a ponto de buscar crivo quanto a acordo judicial homologado. O Direito é uno no território nacional. O Tribunal de Justiça não pode ser manietado”, escreveu na sua decisão.

COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

Azevedo Sette Advogados

Fundado em 1967, o Azevedo Sette Advogados tem uma equipe líder no mercado, formada por mais de 500 profissionais, entre sócios, advogados e staff, provenientes das principais instituições de ensino do Brasil e exterior e fluências em diversos idiomas, que atuam de forma integrada nos seis escritórios Azevedo Sette nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Nós contamos ainda, com o apoio de uma ampla rede de correspondentes e de parceiros na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Ao longo de cinco décadas, consolidamos uma experiência única no atendimento a empresas nacionais e multinacionais, instituições financeiras, investidores e fundos de investimento. Contamos com cerca de 1.400 clientes ativos mensais, atuantes em mais de 50 diferentes segmentos representativos, da indústria ao setor de serviços e comércio, passando pelo poder público, investidores privados e seus financiadores.

Azevedo Sette Advogados e equipe são constantemente citados como líderes no Brasil em diversas áreas do Direito, com destaque para Fusões e Aquisições, Contratos, Projetos e Infraestrutura, Contencioso Cível e Arbitragem, Telecomunicações, Mídia e Tecnologia (TMT), Ambiental, Consumidor, Mineração, Trabalhista e Previdenciário, Tributário, Seguros, Imobiliário, Comércio Internacional, entre outras áreas, com repetidas citações referentes à qualidade e excelência de seus serviços e profissionais. Eleito o 3º escritório mais lembrado entre as 100 maiores empresas em faturamento da América Latina em 2019 e 2020 (Who's Who respresents, LACCA).

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias