LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

Senado aprova projeto que regulamenta cobrança de ICMS interestadual

Notícias

Senado aprova projeto que regulamenta cobrança de ICMS interestadual

02/06/2022 / Publicações / POSTADO POR Conjur

O cenário global se deteriorou desde a reunião de março do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), diz ata.

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central (BC) afirmou nesta quinta-feira que as condições financeiras globais ficaram mais restritivas. "A eventual materialização de cenários extremos de reprecificação de ativos financeiros globais devido ao aperto monetário e riscos geopolíticos pode levar a impacto significante sobre economias emergentes", pontuou.

"No período mais recente, o recrudescimento de tensões geopolíticas aumenta a incerteza acerca do cenário prospectivo da economia global. Diante da reduzida exposição cambial e da baixa dependência de funding externo, a exposição do SFN [sistema financeiro nacional] aos efeitos imediatos das atuais tensões internacionais é baixa, embora possa haver efeitos secundários decorrentes de um eventual aumento global da aversão ao risco", colocou.

O comitê disse estar atento à evolução do cenário internacional e "segue preparado para atuar, minimizando eventual contaminação desproporcional sobre os preços dos ativos locais".

O BC afirmou, contudo, que o sistema financeiro das principais economias "segue resiliente". "As instituições financeiras nesses países mantêm níveis de capital e liquidez robustos. As IFs [instituições financeiras] de importância sistêmica com maiores exposições à Rússia e à Ucrânia mantiveram, no primeiro trimestre de 2022, níveis de capital e de liquidez acima do mínimo exigido", ressaltou.

O comitê disse estar acompanhando de perto os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia e seus impactos sobre os mercados financeiros e de capitais.

O Comef ressaltou que o cenário global se deteriorou desde a última reunião, em março. Na ata do encontro da semana passada, o colegiado destacou que a política macroprudencial - que regula exigência de capital dos bancos para cobrir potenciais perdas - vem sendo ajustada em vários países para "conter vulnerabilidades identificadas nos seus sistemas financeiros".

"Em reação às pressões inflacionárias acentuadas pelos desdobramentos do conflito geopolítico, bancos centrais de países desenvolvidos e emergentes têm adotado uma postura mais contracionista. Adicionalmente, as perspectivas para o crescimento global pioraram devido à queda na atividade econômica na China em razão dos novos surtos de covid-19, à persistência de pressões sobre as cadeias de suprimentos e ao conflito na Europa", ressaltou o comitê.

Sobre o aperto prudencial, o Comef frisou que alguns países "prosseguiram no processo de normalização dos buffers (mecanismos regulatórios) contracíclicos de capital, que haviam sido reduzidos ao longo da pandemia de covid-19".

"Outras jurisdições elevaram as exigências de capital adotando níveis de buffers contracíclicos de capital acima dos níveis pré-pandemia, em razão das vulnerabilidades observadas principalmente no setor imobiliário e no crédito ao setor não financeiro", disse.

Segundo a ata, os potenciais riscos vindos de desdobramentos do conflito na Ucrânia têm sido apontados por bancos centrais como pontos relevantes de atenção.

"A materialização de cenários extremos de reprecificação de ativos financeiros no mercado global pode levar a impacto significante sobre as economias emergentes. A normalização das políticas monetárias e macroprudenciais nesses países e a transparência na condução da política monetária nas principais economias avançadas continuam contribuindo para mitigar esse risco", ponderou o documento.

*O texto reflete a opinião dos autores e não representa o LexUniversal.  


COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias