LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

 Carf não conhece recurso da PGFN contra amortização de ágio para empresa veículo

Notícias

Carf não conhece recurso da PGFN contra amortização de ágio para empresa veículo

12/11/2021 / Publicações / POSTADO POR Jota

1ª TURMA DA CÂMARA SUPERIOR

Processo: 11065.724212/2012-90

Partes : Fazenda Nacional e Uriel Indústria e Comércio de Sistemas Elétricos Ltda.

Relator: Caio Cesar Nader Quintella

Por unanimidade, o colegiado não conheceu do recurso especial da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que defendia o recolhimento de IRPJ e CSLL sobre o ágio gerado em operações de aquisição de participações societárias.

De acordo com a procuradoria, uma empresa veículo, nome dado à pessoa jurídica interposta entre a adquirente e adquirida, não pode amortizar o ágio, já que não figura como real adquirente, uma vez que foi constituída sem propósito negocial, de modo que não ocorreria a hipótese dos artigos 7º e 8º da Lei nº 9.532/97.O argumento foi baseado nos acórdãos paradigma 9101-003.495 e 9101-003.074.

“Não há vedação legal para a constituição de empresas veículo para o aproveitamento das despesas com ágio, especialmente quando faz sentido sua utilização e, ademais, o efeito tributário com a aquisição direta seria idêntico”, afirmou, em sustentação oral, o advogado Luís Eduardo Schoueri, Sócio de Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri Advogados.

Pontuou, ainda, que a 1ª Turma Ordinária da 3ª Câmara da 1ª Seção reconheceu a existência de propósito negocial no acórdão recorrido.

Para o relator, conselheiro Caio Cesar Nader Quintella, houve insuficiência recursal por parte da procuradoria e ausência de similitude entre o acórdão recorrido e os acórdãos paradigmas apresentados, não podendo ser conhecido o recurso.

Casos de ágio não estão sendo conhecidos

A maioria dos casos de ágio não está conseguindo ultrapassar a fase do conhecimento na 1ª Turma da Câmara Superior, de acordo com julgadores. Ao JOTA, um conselheiro afirmou que a razão principal é que os tanto os contribuintes quanto a Fazenda vêm escolhendo paradigmas cujas circunstâncias fáticas são diferentes das presentes no acórdão recorrido. 


COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

Azevedo Sette Advogados

Fundado em 1967, o Azevedo Sette Advogados tem uma equipe líder no mercado, formada por mais de 500 profissionais, entre sócios, advogados e staff, provenientes das principais instituições de ensino do Brasil e exterior e fluências em diversos idiomas, que atuam de forma integrada nos seis escritórios Azevedo Sette nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Nós contamos ainda, com o apoio de uma ampla rede de correspondentes e de parceiros na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Ao longo de cinco décadas, consolidamos uma experiência única no atendimento a empresas nacionais e multinacionais, instituições financeiras, investidores e fundos de investimento. Contamos com cerca de 1.400 clientes ativos mensais, atuantes em mais de 50 diferentes segmentos representativos, da indústria ao setor de serviços e comércio, passando pelo poder público, investidores privados e seus financiadores.

Azevedo Sette Advogados e equipe são constantemente citados como líderes no Brasil em diversas áreas do Direito, com destaque para Fusões e Aquisições, Contratos, Projetos e Infraestrutura, Contencioso Cível e Arbitragem, Telecomunicações, Mídia e Tecnologia (TMT), Ambiental, Consumidor, Mineração, Trabalhista e Previdenciário, Tributário, Seguros, Imobiliário, Comércio Internacional, entre outras áreas, com repetidas citações referentes à qualidade e excelência de seus serviços e profissionais. Eleito o 3º escritório mais lembrado entre as 100 maiores empresas em faturamento da América Latina em 2019 e 2020 (Who's Who respresents, LACCA).

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias