LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

Abertura de Consulta Pública sobre Ensaios Clínicos no Mercosul

Notícias

Abertura de Consulta Pública sobre Ensaios Clínicos no Mercosul

17/02/2022 / Publicações / POSTADO POR Juliana Gebara Sene Santos Ikeda e Ricardo Barretto Ferreira da Silva

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou em 9 de fevereiro, por unanimidade, a submissão da proposta de texto do Regulamento Técnico do Mercosul sobre Ensaios Clínicos com Medicamentos, Produtos Biológicos e Produtos Médicos à Consulta Pública, para comentários e sugestões do público.  

Assim, a Consulta Pública nº 1.076 de 14 de fevereiro de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União na data de ontem (15.02.2022). O público então terá o prazo de 60 (sessenta) dias, contados após 7 (sete) dias da publicação da Consulta no Diário Oficial da União, para enviar os comentários e Regulamento Técnico do Mercosul sobre Ensaios Clínicos com Medicamentos, Produtos Biológicos e Produtos Médicos, disponível na íntegra no portal da ANVISA.  

As sugestões à futura Resolução de Diretoria Colegiada, objeto da Consulta em questão, deverão ser enviadas eletronicamente, por meio do preenchimento de formulário específico disponível no site da ANVISA, e todas as contribuições estarão visíveis aos interessados no decurso da consulta e após, mediante número de protocolo de registro de participação, no menu “Resultado”. 

A proposta de nova redação ao Regulamento foi motivada pela defasagem do marco regulatório vigente no MERCOSUL, a Resolução GMC Nº 129/96, e a necessidade de harmonizar regulamentos técnicos e procedimentos relacionados com os produtos sob regime de vigilância sanitária, visando melhoria da qualidade e segurança dos produtos, em meio ao cenário da pandemia ocasionada pela COVID-19 nos últimos 2 (dois) anos.  

A proposta é revogar a Resolução GMC Nº 129/96, sem prejuízo das disposições legislativas e diretrizes adotadas por cada Estado Parte referente ao assunto, e manter a convergência dos procedimentos de ensaios clínicos, pesquisas e qualidade de produtos médicos com os padrões internacionais de saúde.

A equipe de TMT, PI e Life Sciences do Azevedo Sette Advogados está à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários sobre o tema.

*Texto com contribuição de Gabriela Soares Mussalam

**O texto reflete a opinião dos autores e não representa o LexUniversal.

COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

Azevedo Sette Advogados

Fundado em 1967, o Azevedo Sette Advogados tem uma equipe líder no mercado, formada por mais de 500 profissionais, entre sócios, advogados e staff, provenientes das principais instituições de ensino do Brasil e exterior e fluências em diversos idiomas, que atuam de forma integrada nos seis escritórios Azevedo Sette nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Nós contamos ainda, com o apoio de uma ampla rede de correspondentes e de parceiros na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Ao longo de cinco décadas, consolidamos uma experiência única no atendimento a empresas nacionais e multinacionais, instituições financeiras, investidores e fundos de investimento. Contamos com cerca de 1.400 clientes ativos mensais, atuantes em mais de 50 diferentes segmentos representativos, da indústria ao setor de serviços e comércio, passando pelo poder público, investidores privados e seus financiadores.

Azevedo Sette Advogados e equipe são constantemente citados como líderes no Brasil em diversas áreas do Direito, com destaque para Fusões e Aquisições, Contratos, Projetos e Infraestrutura, Contencioso Cível e Arbitragem, Telecomunicações, Mídia e Tecnologia (TMT), Ambiental, Consumidor, Mineração, Trabalhista e Previdenciário, Tributário, Seguros, Imobiliário, Comércio Internacional, entre outras áreas, com repetidas citações referentes à qualidade e excelência de seus serviços e profissionais. Eleito o 3º escritório mais lembrado entre as 100 maiores empresas em faturamento da América Latina em 2019 e 2020 (Who's Who respresents, LACCA).

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias