LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

10
Nov
Rodada Trabalhista: Negociação Coletiva | Cenário Atual e Perspectivas

Eventos

Rodada Trabalhista: Negociação Coletiva | Cenário Atual e Perspectivas

Publicações / POSTADO POR Azevedo Sette Advogados
Azevedo Sette Advogados convida a participar da 11ª edição e a última Rodada Trabalhista de 2021! Evento liderado pelas sócias da área, Silvia Pellegrini Ribeiro e Juliana Petrella Hansen (@julianapetrellahansen) que acontecerá no próximo dia 19 de novembro às 9h30, via Zoom.
Ler Mais
10
Nov
 Direto do CARF: Contratação de artistas como PJs – o que realmente decidiu o Carf?
Acontece nesta semana o tradicional Congresso Internacional de Direito Tributário, promovido pela Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt), que, em sua 24ª edição, tem como homenageado o professor José Souto Maior Borges. Dentre os diversificados e intrigantes temas abordados, estão aqueles que vêm ganhando relevo no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Ler Mais
05
Nov
PEC da Relevância é aprovada no Senado

Notícias

PEC da Relevância é aprovada no Senado

Publicações / POSTADO POR Danielle Chipranski Cavalcante , Stefania Mariotti Masetti
O Senado aprovou, em 03/11/2021, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/17, que cria mais um requisito à admissibilidade do recurso especial - conforme o texto, o recorrente deverá comprovar, também, a relevância da questão jurídica (infraconstitucional) discutida; a admissão poderá ser recusada pela manifestação de dois terços dos integrantes do colegiado competente para o julgamento do recurso.
Ler Mais
04
Nov
 Home office e tributação previdenciária

Notícias

Home office e tributação previdenciária

Publicações / POSTADO POR Portal Valor
Em decorrência da pandemia da covid-19 e apesar das recentes flexibilizações das medidas de restrições, muitas empresas passaram a incorporar o regime de trabalho remoto (home office) de forma integral ou híbrida. Com isso, surgiram muitas dúvidas referentes aos limites da responsabilidade dos empregadores sobre os empregados em regime de trabalho remoto e a respectiva tributação previdenciária.
Ler Mais
03
Nov
STJ diverge sobre modular efeitos da 'tese do século' em embargos de declaração
A possibilidade técnico-processual de usar embargos de declaração para aplicar a modulação da chamada “tese do século” — decisão do Supremo Tribunal Federal que excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins — tem gerado divergência nas turmas de Direito Público do Superior Tribunal de Justiça.
Ler Mais
29
Oct
Aprovado o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador no âmbito da ANPD

Notícias

Aprovado o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador no âmbito da ANPD

Publicações / POSTADO POR Lorena Pretti, Anna Beatriz Medeiros do Nascimento e Carolina Simioni Perdomo
O Conselho diretor da ANPD aprovou, de forma unânime, o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador em 28 de outubro de 2021. Esta resolução tem como principal finalidade estabelecer os procedimentos inerentes ao processo de fiscalização e as regras a serem observadas no âmbito do processo administrativo sancionador pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Ler Mais