LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

Padronização sobre ESG é importante para evitar ‘greenwashing’, diz presidente da CVM

Notícias

Padronização sobre ESG é importante para evitar ‘greenwashing’, diz presidente da CVM

02/09/2021 / Publicações / POSTADO POR Portal Valor

Barbosa falou que uma padronização do tema vai evitar que empresas divulguem dados socioambientais de forma apenas formal “para aumentar o apelo da empresa”

Uma regulação e padronização sobre a divulgação de informações da agenda de aspectos de sustentabilidade, governança e social (ESG, na sigla em inglês) para evitar o chamado “greenwashing” é uma das prioridades da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), disse Marcelo Barbosa, presidente da autarquia, durante participação no 18º Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

“Existem diversos desafios que precisam ser enfrentados para que o mercado brasileiro não perca competitividade”, comentou, dizendo que há uma demanda forte de investidores para uma maior transparência na divulgação dessas informações. 

Barbosa falou que uma padronização do tema vai evitar que empresas divulguem dados socioambientais de forma apenas formal “para aumentar o apelo da empresa”.

Um ponto que o mandatário levantou é que o atual formulário de referência, regido pela instrução 480 da CVM, já abre espaço para as empresas divulgarem fatores de risco socioambientais, mas nota que a norma já tem 10 anos e precisa ser atualizada para se adaptar às novas demandas dos investidores.

“Recentemente realizamos uma audiência pública para refletir sobre melhores práticas no tema, com o objetivo duplo de reforçar o conjunto de informações ESG e também dar seguimento a redução de custos de observância”, falou Barbosa. Ele destaca que a CVM recebeu mais de 600 sugestões, o que deve simplificar o formulário de referência e trazer novas informações ESG para serem divulgadas.

A CVM também acompanha com atenção as movimentações da Fundação IFRS, que pretende criar um conselho específico para questões ESG.

“Acreditamos que com a evolução dos trabalhos vai haver muito mais clareza em convergência e comparabilidade da taxonomia”, ponderou o presidente da autarquia.


COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

Azevedo Sette Advogados

Fundado em 1967, o Azevedo Sette Advogados tem uma equipe líder no mercado, formada por mais de 500 profissionais, entre sócios, advogados e staff, provenientes das principais instituições de ensino do Brasil e exterior e fluências em diversos idiomas, que atuam de forma integrada nos seis escritórios Azevedo Sette nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Nós contamos ainda, com o apoio de uma ampla rede de correspondentes e de parceiros na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Ao longo de cinco décadas, consolidamos uma experiência única no atendimento a empresas nacionais e multinacionais, instituições financeiras, investidores e fundos de investimento. Contamos com cerca de 1.400 clientes ativos mensais, atuantes em mais de 50 diferentes segmentos representativos, da indústria ao setor de serviços e comércio, passando pelo poder público, investidores privados e seus financiadores.

Azevedo Sette Advogados e equipe são constantemente citados como líderes no Brasil em diversas áreas do Direito, com destaque para Fusões e Aquisições, Contratos, Projetos e Infraestrutura, Contencioso Cível e Arbitragem, Telecomunicações, Mídia e Tecnologia (TMT), Ambiental, Consumidor, Mineração, Trabalhista e Previdenciário, Tributário, Seguros, Imobiliário, Comércio Internacional, entre outras áreas, com repetidas citações referentes à qualidade e excelência de seus serviços e profissionais. Eleito o 3º escritório mais lembrado entre as 100 maiores empresas em faturamento da América Latina em 2019 e 2020 (Who's Who respresents, LACCA).

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias