Saúde defende adoção do programa de aids pelo Mercosul

  • Brazil
  • 11/23/2007
  • Agência Câmara

A assessora do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde Karen Bruck afirmou que o Brasil coopera com programas de 37 países em todo o mundo. Ela informou ainda que, no Mercosul, uma comissão intergovernamental acompanha ações de vigilância e tratamento. Segundo ela, o Brasil precisa aumentar o diálogo com os países do bloco para que todos os cidadãos da região sejam atendidos pelos sistemas nacionais de saúde.

Karen Bruck lembrou que o Brasil é considerado um exemplo no que diz respeito ao combate à aids, porque deu atenção igual à prevenção e ao tratamento e defende os direitos das pessoas portadoras do vírus.

Fórum
A conselheira do Ministério das Relações Exteriores para direitos humanos Márcia Adorno afirmou há pouco que o Mercosul conta com um fórum de direitos humanos, criado há dois anos, que discute temas como combate à discriminação e à tortura e assuntos relacionados a mulheres, crianças e adolescentes. Segundo ela, a sociedade civil tem voz e atuação intensa no fórum e, a partir das discussões, já foram criados programas de esclarecimento da população no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas fronteiras dos países do Mercosul.

Márcia e Karen participaram do seminário “O Parlamento do Mercosul e os Direitos Humanos”, promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, junto com a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e a Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul.


Azevedo Sette Advogados
  • American Express
  • Delta Airlines